Vermelho– A aprovação na Câmara dos Deputados do projeto que reduz as penas do ex-presidente de extrema direita Jair Bolsonaro, dos generais golpistas e demais condenados por atentados à democracia, foi a expressão de chantagem do bolsonarismo sobre o chamado Centrão, que se aproveitou do seu controle sobre a maioria da Casa para dar o bote. Manobra pró-Bolsonaro enfrentará forte resistência dos setores democráticos.
Engenharia pela Democracia – O Brasil detém uma das maiores reservas globais de terras raras, elementos críticos para a indústria de alta tecnologia e a transição energética. Transformar este potencial geológico em desenvolvimento nacional exige um projeto estratégico, soberano e industrializante, superando o modelo primário-exportador. O Brasil detém uma das maiores reservas globais de terras raras, elementos críticos para a indústria de alta tecnologia e a transição energética.
Sputnik – O rover Perseverance descobriu rochas de caulinita em Marte, cuja presença indica que, no passado, o planeta vermelho pode ter sido coberto por florestas tropicais úmidas. “As rochas, que hoje se destacam como pontos claros sobre a superfície alaranjada de Marte, são a mais recente evidência de que esse pequeno planeta pode ter abrigado, no passado, oásis úmidos, com clima chuvoso e precipitações abundantes, comparáveis a um clima tropical da Terra”, destaca a publicação.
Hora do Povo – Edição 3.024 de 18.1.2012, artigo de Fidel Castro: No encontro de ontem observei o Presidente iraniano absolutamente sossegado e tranquilo, indiferente por completo às ameaças ianques, confiado na capacidade de seu povo para enfrentar qualquer agressão e na eficácia das armas, que em grande parte eles próprios produzem, para ocasionar aos agressores um preço impagável.




Um comentário em “Leituras de domingo – 14.12.2025”