Manchetes do dia – 9.12.2025

Vermelho – A onda de feminicídios que chocou o país nas últimas semanas teve uma resposta com a mobilização nacional “Levante Mulheres Vivas”. De acordo com o Mapa Nacional da Violência de Gênero, cerca de 3,7 milhões de mulheres no país viveram um ou mais episódios de violência doméstica nos últimos 12 meses. O Ministério das Mulheres indica que ocorreram 1.180 feminicídios neste ano e quase 3 mil atendimentos diários pelo Ligue 180.

Hora do Povo – O senador, um grande apoiador de milícias fluminenses e que homenageou e apadrinhou Adriano da Nóbrega, um chefão das milícias e conhecido assassino profissional, anunciou que sua candidatura pode ser retirada a qualquer momento, caso uma contrapartida seja oferecida em troca. “Tem uma possibilidade de eu não ir até o fim e eu tenho um preço para isso, que eu vou negociar. Eu tenho um preço, só que eu só vou falar para vocês amanhã”, afirmou Flávio.

Engenharia pela Democracia – Uma empresa localizada em São José dos Campos, em São Paulo, criada em 2020 por três jovens engenheiros brasileiros, está revolucionando a concepção de logística de transporte na região amazônica. Nascida por inspiração do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Aeroriver, uma startup de engenharia, criou uma embarcação de efeito solo, que navega a uma altura de dois metros da água e atinge uma velocidade de 150 km/h.

Jornal GGN – A ONU denunciou que 6 mil caminhões carregados com ajuda humanitária permanecem retidos no posto de Rafah, na fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza. Segundo a UNRWA, agência da ONU para refugiados palestinos, os veículos carregam alimentos, água, medicamentos, barracas e mantas, itens considerados essenciais para a sobrevivência de mais de um milhão de palestinos desalojados após meses de conflito.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 9.12.2025

Deixe um comentário