Hora do Povo – O chamado presidencialismo de coalizão brasileiro é um modelo de sistema político que perdeu o equilíbrio. De 2015 até então, esse desequilíbrio vem se repetindo à exaustão, na relação entre o Executivo e o Legislativo. O Brasil deixou de operar o presidencialismo de coalizão e migrou para presidencialismo de imposição parlamentar.O Congresso define a pauta, o ritmo, a direção e, muitas vezes, os limites da ação presidencial. O presidente governa; o Parlamento rege.
Vermelho – No julgamento da ação de sete partidos no Supremo Tribunal Federal (STF), o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu em avançar com ações para combater o racismo estrutural e na elaboração de um Plano Nacional de Enfrentamento ao Racismo Institucional. PT, PSOL, PSB, PCdoB, Rede, PDT e PV apontam omissões do Estado que culminam na violação dos direitos constitucionais à vida, à saúde, à segurança e à alimentação digna da população negra.
Vermelho – Criado em 1979 pelo escritor Toledo Machado, quando movimentos pela reabertura democrática ganhavam força no país em meio ao ocaso da ditadura, o sindicato nasceu focado especialmente nas questões nacionais. Com o tempo, foi ganhando musculatura e focando-se também nas lutas ligadas a esses profissionais. “Um dos aspectos que nortearam a criação e o desenvolvimento do sindicato é o fato de que o escritor lida com a palavra, com o pensamento, com a capacidade de formular intelectualmente”,explica Nilson Araújo.
Diário do Centro do Mundo – A crise alimentar nos Estados Unidos atingiu um patamar recorde. O custo de vida é apontado como uma das principais causas da crescente insegurança alimentar. Salário mínimo federal congelado desde 2009, alta de quase 30% no preço dos alimentos em cinco anos, moradias 86% mais caras desde 2011 e veículos com aumento de 41% desde 2020 pressionam famílias de renda baixa e média. Especialistas afirmam que muitos americanos vivem no limite e entram em crise rapidamente diante de qualquer interrupção do benefício.




Um comentário em “Manchetes do dia – 1.12.2025”