Manchetes do dia – 27.11.2025

Jornal GGN – O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou o trânsito em julgado do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados no caso da trama golpista. Com isso, inicia-se a execução das penas estabelecidas. A prisão preventiva deve passar a definitiva após essa decisão. Assim, torna-se definitiva a condenação do ex-presidente Bolsonaro a uma pena de 27 anos e 3 meses de prisão pelo envolvimento na tentativa de golpe de Estado que culminou nos ataques de 8 de janeiro de 2023. Inicialmente, a pena fixada será cumprida em regime fechado.

Hora do Povo – Condenado a 16 anos pela trama golpista, ex-diretor da Abin foge do país. Enquanto isso, Zambelli e Eduardo Bolsonaro seguem foragidos — sem, contudo, trabalhar — mas recebendo salário público O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou nesta terça-feira (25), a perda imediata do mandato do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), após trânsito em julgado da condenação que lhe impôs 16 anos de prisão por participação ativa na trama golpista que tentou subverter o resultado das eleições.

Hora do Povo – Os dois ex-ministros, que eram do “núcleo crucial” da organização do golpe, foram levados para o Comando Militar do Planalto. Augusto Heleno era chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e foi condenado a 21 anos. Ele ajudou Jair Bolsonaro a construir o movimento golpista, sendo um dos chefes do “Gabinete de Crise”. Já Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que chegou a ser comandante do Exército e foi ministro da Defesa, cumprirá 19 anos: ficou responsável por pressionar os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica para que aderissem ao golpe.

Sputnik – Os eventos do Euromaidan levaram à crise política na Ucrânia. Em novembro de 2013, o presidente ucraniano Viktor Yanukovich recusou-se a assinar o Acordo de Associação com a União Europeia, temendo a ruptura das relações já existentes com a Rússia. Essa decisão provocou protestos em massa em Kiev. O confronto de três meses entre as forças de segurança e os manifestantes – muitos dos quais nacionalistas – resultou em dezenas de mortes e um golpe de Estado.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 27.11.2025

Deixe um comentário