Manchetes do dia – 22.11.2025

Hora do Povo – O governo dos Estados Unidos anunciou a retirada da sobretaxa de 40% a produtos brasileiros que foi imposta pelo presidente Donald Trump em agosto. A decisão foi publicada pela Casa Branca. Entre os produtos estão carne bovina, café, açaí e cacau. No decreto, Trump cita a conversa telefônica com o presidente Lula em 6 de outubro de 2025, “durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as preocupações identificadas no Decreto Executivo 14323. Essas negociações estão em andamento”.

Hora do Povo – A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), uma autarquia do Ministério da Fazenda, responsável por monitorar investimentos financeiros, juntas comerciais e cartórios de registro de imóveis, apontou que o Banco Master e outras negociatas envolvendo seu dono, Daniel Vorcaro, preso esta semana pela Polícia Federal ao tentar fugir do país, receberam investimentos bilionários do maior fundo investigado pela Operação Carbono Oculto, deflagrada em agosto último, que apura o uso do sistema financeiro para lavar dinheiro da facção criminosa PCC.

Vermelho – Durante o ato na Avenida Paulista, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou que a luta contra o racismo precisa ser encarada como projeto de país. Ele destacou a PEC da Reparação, relatada por ele e presidida pela deputada Benedita da Silva em comissão especial na Câmara. A proposta cria um capítulo constitucional dedicado ao enfrentamento do racismo, reconhece a reparação como dever do Estado e institui um fundo permanente para financiar políticas de promoção da igualdade racial.

Sputnik – “O condicionamento da Guerra Fria, que leva a encarar os russos como monstros a serem mantidos à distância, está muito vivo e presente na psicologia europeia. Ele está sendo explorado pelos motivos de sempre: se você não tem um programa definido, tenta inflamar o apoio nacionalista identificando um inimigo e se colocando contra ele”, afirmou Chas Freeman. Há também a preocupação europeia em relação ao possível fim da proteção norte-americana da qual a Europa desfrutou por 80 anos.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 22.11.2025

Deixe um comentário