Leituras de domingo – 9.11.2025

Fundação Ulisses Guimarães – A história do Dr. Ulysses é ampla e rica, e sua figura tornou-se exemplar para as gerações seguintes. Poucas vezes o rumo da sociedade brasileira foi conduzido por uma figura tão atuante e ética que conseguiu ser respeitada por todos, inclusive por outras lideranças que tiveram a oportunidade de com ele dividir algum momento importante para o país.

Fundação Maurício Grabois – Grabois começou a carreira política como militante da Juventude Comunista, a ala jovem do partido (que então usava a sigla PCB, mas chamava-se Partido Comunista do Brasil). Em 1934, aos 22 anos, já era a dirigente da entidade. Ingressou na Aliança Nacional Libertadora e, após o fracasso da insurreição de 1935, editou clandestinamente o jornal A Classe Operária, que existe até hoje, e dirigiu a Vitória, editora do PCB.

Instituto Teotônio Vilela– Sempre a favor da democracia, Teotônio Vilela divulgou o “Projeto Brasil”, documento em que reivindicava do governo uma série de ações para restabelecer a democracia e as liberdades individuais. As medidas incluíam: restauração do pluripartidarismo, do habeas corpus para crimes políticos e da liberdade de organização sindical; eleição direta para Presidente da República e Governadores, suspensão dos senadores biônicos, fim da censura à imprensa.

Politize-se –  Em 1947, Brizola foi eleito deputado estadual no Rio Grande do Sul. Ao assumir seu mandato na Assembleia, encarregada da Constituição estadual, afirmou querer representar as camadas mais carentes da população. Logo no início, Brizola manifestou sua oposição ao grupo político liderado por Carlos Lacerda, da União Democrática Nacional (UDN).

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Leituras de domingo – 9.11.2025

Deixe um comentário