Manchetes do dia – 7.11.2025

Outras Mídias – Paes Manso: as operações policiais no morro do Rio, que ao longo de mais de quarenta anos não foram capazes sequer de diminuir a força local desses grupos, deixa fazer sentido diante desse quadro nacionalizado e complexo. As diversas áreas controladas pelo Comando Vermelho funcionam de forma horizontal e autônoma. Para continuar a faturar, não dependem da ação pulverizada dos soldados rasos que portam fuzis e vestem bermudas, mas da preservação do fluxo dos negócios dessa rede.

Vermelho – Desde 2022, a rápida expansão de uma rede de postos de combustíveis no Piauí chamou a atenção das autoridades. As investigações apontaram fraudes na quantidade e qualidade dos combustíveis, com uso excessivo de álcool e componentes como o Nafta. O fundo Altinvest, associado ao PCC, teria assumido a rede HD local para lavar dinheiro por meio da adulteração e comercialização de combustíveis. A operação interditou 49 postos de combustíveis nos estados do Piauí, Maranhão e Tocantins.

Vermelho– O governo dos EUA, por meio da Administração de Repressão às Drogas (DEA), enviou uma carta oficial ao secretário de Segurança Pública do RJ, Victor dos Santos. Assinada por James Sparks, o documento lamenta “a trágica perda dos quatro policiais que tombaram no cumprimento do dever” e coloca Washington “à disposição para qualquer apoio necessário”. Em tom de solidariedade institucional, a carta exalta “o valor e a honra” dos agentes envolvidos, afirmando que “a missão de proteger a sociedade exige coragem, dedicação e sacrifício”.

Outras Mídias –  Sanae Takaichi, nova premiê do país, defende o “choque neoliberal” numa nação envelhecida, cuja sustentação social e de inovação tecnológica depende do Estado. Defende laços mais fortes com os EUA. E promete um Japão “temido” na Ásia, embora haja pragmatismo com a China. A imprensa japonesa e internacional não hesitou em rotular Takaichi de “a Thatcher do Japão”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 7.11.2025

Deixe um comentário