Manchetes do dia – 4.11.2025

Hora do Povo – Pesquisa Genial/Quaest revela que a maioria da população do Rio de Janeiro apoia a PEC da Segurança Pública do governo Lula que visa combater, em conjunto com estados, a alta direção do crime organizado, apreendendo armas e drogas, desmantelando seus esquemas de lavagem de dinheiro e prendendo seus líderes. Segundo o levantamento, 52% dos moradores do Rio são favoráveis à proposta, apenas 29% são contrários. Oposição bolsonarista ao projeto do governo federal só beneficia os chefões do tráfico de drogas.

Vermelho – Nascida em 17 de julho de 1925 em Maceió (AL) e criada em Recife (PE), Charf teve trajetória de luta em defesa da democracia desde a juventude. Filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) aos 21 anos, ocasião em que conheceu Marighella. Em 1967, integrou a Ação Libertadora Nacional (ALN), fundada naquele ano para organizar a resistência à ditadura militar brasileira.

Sputnik – Em Santa Bárbara do Pará, a ocupação realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 2004 possibilitou que famílias tivessem acesso à terra e pudessem desenvolver atividades agrícolas de forma organizada. Hoje, pequenos agricultores familiares diversificam culturas como dendê, macaxeira e mandioca, conciliando geração de renda e cuidado com o meio ambiente, por meio de parceria com a empresa Dendê do Brasil (Denpasa).

Sputnik –  A prefeita de Freetown, Yvonne Aki-Sawyerr, também ressaltou o papel de lideranças locais na equacionamento de crises climáticas. De acordo com ela, o calor extremo global é o desastre climático mais preocupante, sendo perigoso para trabalhadores que atuam ao ar livre e podendo gerar prejuízos nos âmbitos da saúde e da economia. Ela também defendeu o investimento em corredores verdes e ressaltou o trabalho feito em sua cidade para combater o calor extremo, com a plantação de mais de 1 milhão de árvores.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 4.11.2025

Deixe um comentário