Jornal GGN – Maria Luiza Falcão: vivemos uma época em que a civilização, longe de avançar, parece ter se tornado refém de um projeto regressivo. A humanidade alcançou uma capacidade produtiva inédita: a tecnologia domina a natureza, a ciência prolonga a vida e a riqueza global cresce a taxas superiores ao aumento populacional. No entanto, o mal-estar é a marca do nosso tempo.
Outras Palavras – Snowden não fala em vão. Em 2013, com grande risco à sua própria liberdade, ele expôs o programa PRISM da NSA—um plano para coletar dados diretamente de gigantes da tecnologia como Google, Facebook e Apple, realizando vigilância em massa sem mandados judiciais. O escândalo do PRISM causou ondas de choque globais, levando muitos países, a UE inclusive. a fortalecerem as leis de proteção à privacidade.
Brasil 247 – Miguel Manso: a economia, a moeda, o poder e a hegemonia dos EUA está em profunda crise, não é simplesmente “frágil”, mas viciada, em um ciclo de autossabotagem geopoliticamente letalmente destrutivo e muito rentável para uma reduzida elite parasitária. A fragilidade dos setores produtivos civis e o endividamento agudo dos EUA não são acidentes, mas a contrapartida necessária para o esforço de manutenção da hegemonia do complexo industrial-financeiro-militar estadunidense.
Vermelho – Yoav Goldring – O sionismo tem vários significados diferentes em Israel e que também mudam no tempo. Tem muitos por exemplo que usam justificativas sionistas (de manter a maioria judaica por exemplo), mas chegam a apoiar um Estado palestino independente ao lado de Israel. Nós, do PCI, somos antissionistas, a nossa crítica ao sionismo é contra a supremacia e limpeza étnica que ele realiza e justifica, mas também enquanto ideologia falsa para as massas judias, que distorce os interesses reais dos judeus.





Um comentário em “Manchetes do dia – 31.10.2025”