Manchetes do dia – 5.9.2025

Vermelho –  Em sua 31ª edição, o Grito dos Excluídos e Excluídas volta às ruas de todo o Brasil fazendo um contraponto popular ao desfile cívico-militar do Dia da Independência. Neste ano, em 7 de Setembro, dezenas de cidades em todas as regiões do país receberão atos, debates e mobilizações que buscam dar voz às pautas e lutas dos trabalhadores e ressignificar a data. Segundo levantamento das entidades, estão confirmados 34 protestos em 32 municípios.

Vermelho – O acesso às medidas será dado com prioridade para as empresas que tenham registrado, entre julho de 2024 e junho de 2025, no mínimo 5% do faturamento total proveniente de exportações de produtos impactados pelas tarifas adicionais dos Estados Unidos. As empresas cujo percentual do faturamento bruto decorrente de exportações de produtos impactados seja igual ou superior a 20% do faturamento total apurado no mesmo período poderão acessar linhas de financiamento em condições mais favoráveis.

Sputnik – Mais de 70 mulheres em situação de exploração sexual eram reféns de uma organização criminosa transnacional especializada em tráfico internacional, segundo uma investigação da Polícia Federal (PF), com apoio da Receita Federal. A operação foi conduzida em cooperação com a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol) e a Garda National Protective Services Bureau, da Irlanda. No Brasil, foram mobilizados 120 policiais federais e 7 servidores da Receita Federal.

Agência Brasil – Líderes de organizações internacionais, como o subsecretário-geral da ONU para assuntos econômicos e sociais, Li Junhua, e ex-líderes políticos, incluindo o ex-primeiro-ministro japonês Yukio Hatoyama, também participaram do evento. Em discurso antes do desfile, Xi destacou que a vitória, há 80 anos, foi a primeira vitória completa da China contra a agressão estrangeira em tempos modernos. Ele pediu às nações que “eliminem as causas profundas da guerra e evitem que as tragédias históricas se repitam”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 5.9.2025

Deixe um comentário