Manchetes do dia – 2.9.2025

Vermelho –  “O Brasil precisa voltar a pensar grande. Sem soberania não há futuro. Precisamos de um projeto nacional que combine ciência, indústria e Estado forte, capaz de enfrentar a disputa geopolítica global e garantir dignidade ao nosso povo”, afirmou Elias Jabbour durante sua exposição. A aula faz parte da agenda de palestras públicas que Elias Jabbour tem realizado em diferentes cidades do país. “Estamos diante de uma nova ordem mundial, em que países que não defendem sua soberania acabam se tornando meros fornecedores de matéria-prima.”

Jornal GGN – O aguardado julgamento de Jair Bolsonaro no STF, que começa nesta terça-feira, movimentou a imprensa internacional: O The New York Times publicou uma reportagem abordando as restrições impostas a Bolsonaro, incluindo monitoramento eletrônico. Já o The Guardian noticiou a “vigília fúnebre” em Copacabana, organizada por apoiadores de Bolsonaro, descrevendo a narrativa de martírio em torno do ex-presidente.

Hora do Povo – Tarcísio foi taxativo no seu compromisso com o bolsonarismo: “na hora. Primeiro ato. Porque eu acho que tudo isso que está acontecendo é absolutamente desarrazoado”. O governador também voltou a defender a anistia para os envolvidos nos atos antidemocráticos e ressaltou a importância do Congresso Nacional na construção de uma saída política. Tarcísio ainda cobrou que a Câmara dos Deputados avance no debate sobre a anistia, embora sem citar diretamente Hugo Motta.

Hora do Povo – O presidente chinês, Xi Jinping, recebeu os presidentes Vladimir Putin, da Rússia e Narendra Modi, da Índia e cerca de 20 chefes de Estado – entre eles Irã, Vietnã, Paquistão, Egito, Turquia, Armênia, Azerbaijão, Laos e Camboja – para a para a Cúpula de Tianjin 2025. A OCX é o maior bloco regional do mundo em termos de população, 42% da população mundial e cerca de 24% de área territorial do mundo. Assuntos de cooperação econômica, segurança regional, política e laços culturais serão discutidos.

Daqui a pouco no Brasil e o mundo

Cresce a concentração de renda no Brasil

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 2.9.2025

Deixe um comentário