Manchetes do dia – 19.8.2025

Hora do Povo– O Instituto alerta que, desde o terceiro trimestre do ano passado, o setor praticamente não saiu do lugar, justamente o período em que a taxa básica de juros (Selic) do Banco Central (BC) voltou a subir, saindo de 10,5%, em setembro de 2024, para 15% ao ano, em julho deste ano – afastando as empresas de novos investimentos e as famílias do consumo de bens e serviços no país. Em relação a junho de 2024, a produção industrial recuou 1,3%. “Muito disso está concentrado na indústria de transformação, cuja produção caiu -0,7% no 2º trim/25 e -2,2% em junho último”, ressalta também o instituto.

Jornal GGN – O total de pessoas em busca de trabalho durante dois anos ou mais chegou a 1,3 milhão de pessoas no segundo trimestre de 2025, o menor contingente registrado para o período desde 2014 (1,2 milhão) e 23,6% abaixo do visto no segundo trimestre de 2024, segundo a PNAD Contínua do IBGE. Ao longo do período, a taxa composta de subutilização (percentual de pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e na força de trabalho potencial em relação à força de trabalho ampliada) foi de 14,4%.

Vermelho – As entidades patronais que representam o setor produtivo reagiram positivamente ao Plano Brasil Soberano – o pacote do governo federal para combater os efeitos do tarifaço norte-americano. Desde 6 de agosto, por determinação unilateral e abusiva do presidente Donald Trump, os Estados Unidos impõem uma taxa de 50% para importar produtos brasileiros. Ricardo Alban, da CNI, elogiou a iniciativa: “não queremos só respirar, mas caminhar”.

Hora do Povo – Foram 300 mil no centro de Tel Aviv, na maior manifestação desde o início da agressão a Gaza. Em todo o país houve 300 manifestações somando 2,5 milhões de participantes segundo o jornal Haaretz. Alon Lee-Grin, dirigente da organização de judeus e árabes israelenses Standing Together (De Pé Juntos), um dos líderes do movimento que paralisou Israel neste domingo, portando um cartaz em hebraico e árabe afirmando “Nos negamos a ser inimigos”, expressou os vetores que mobilizaram multidões:

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Manchetes do dia – 19.8.2025

Deixe um comentário