Leituras de domingo – 17.8.2025

Economistas pela Democracia – A verdade é que o clima saiu das prioridades. Em pleno 2025, mesmo com recordes de temperatura, incêndios florestais devastando o Canadá, secas arrasando a África e ondas de calor tornando cidades da Ásia inabitáveis por semanas, o tema desapareceu da centralidade política. A COP 30, marcada para novembro de 2025, em Belém do Pará, corre o risco de ser mais uma cúpula de promessas recicladas e metas inalcançáveis.

Engenharia pela Democracia – Entre os vetos está a impossibilidade de realização do Licenciamento Ambiental Especial (LAE) em fase única, limitando essa modalidade apenas a projetos prioritários com equipes dedicadas para acelerar processos.

Também foi vetada a possibilidade de licenciamento simplificado para empreendimentos de médio potencial poluidor, restringindo a Licença por Adesão e Compromisso (LAC) a obras com baixo impacto ambiental. Outro veto importante assegurou a consulta obrigatória a povos indígenas e comunidades quilombolas.

Sputnik – Pesquisadores liderados pelo físico Pan Jianwei, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, construíram um componente essencial que pode permitir a expansão de computadores quânticos para conjuntos com dezenas de milhares de átomos, superando limitações anteriores. A equipe criou um sistema de IA capaz de organizar mais de 2.000 átomos de rubídio em padrões precisos em 60 milissegundos. Cada átomo funciona como um qubit — a unidade fundamental da computação quântica.

Terra – O cientista político e professor de Harvard, Steven Levitsky, fez um paralelo sobre como as instituições dos dois países reagiram às tentativas de golpe. “As instituições do Estado (americano) falharam sistematicamente tentando parar Trump”, mencionando que tanto a Suprema Corte quanto o Congresso americanos não puniram o então ex-presidente com leis previstas na Constituição, que não permite que um participante de tentativa de golpe volte a se candidatar.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Leituras de domingo – 17.8.2025

Deixe um comentário