Manchetes do dia – 15.8.2025

Jornal GGN – Segundo os advogados, “jamais houve qualquer intenção de impedir a posse do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva” e “o réu jamais aderiu a qualquer suposta conspiração”. O documento também solicita a anulação da delação do tenente-coronel Mauro Cid, classificado como “delator sem credibilidade”, e aponta cerceamento de defesa devido à quantidade e à forma de apresentação das provas.

Sputnik – O presidente Lula assinou a medida provisória (MP) que prevê crédito de R$ 30 bilhões aos setores mais afetados pelas tarifas de importação de 50% impostas pelos EUA aos produtos brasileiros. Lula também afirmou que “quanto mais rápido for votado, mais rápido os prejudicados serão beneficiados”. Assim que o texto foi divulgado, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, reconheceu nas redes sociais a importância da iniciativa do governo federal ao socorrer o setor produtivo em meio “às tarifas excepcionais impostas ao Brasil”.

Vermelho – O Brasil perdeu, em apenas 40 anos, 111,7 milhões de hectares de áreas naturais. O volume de terra convertido para agropecuária, mineração, cidades e infraestrutura equivale a mais de duas vezes o estado de Minas Gerais ou a todo o território da Bolívia. Em 1985, 80% do território nacional ainda estava coberto por vegetação nativa; em 2024, essa proporção caiu para 65%. Já a agropecuária passou a ocupar 32% da área total do país, com pastagens crescendo 62,7 milhões de hectares (+68%) e a agricultura, 44 milhões (+236%).

Vermelho – A ofensiva marca a primeira fase do plano do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para ocupar toda a Faixa de Gaza, aprovado pelo gabinete de segurança. Os bombardeios atingiram bairros densamente povoados como Zeitoun e Shejaia, destruindo residências e matando civis que aguardavam ajuda humanitária. O hospital Al-Ahli relatou 12 mortes em um ataque aéreo contra uma casa em Zeitoun. No centro, tiros disparados por militares mataram nove pessoas que buscavam alimentos.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 15.8.2025

Deixe um comentário