Vermelho – A 77ª Reunião da SBPC acontece na UFRPE. Na cerimônia de abertura, Luciana Santos, ministra da CT&I, destacou a importância dos investimentos para garantir a soberania e o desenvolvimento com justiça social e sustentabilidade. “Esta reunião se inicia num contexto em que os EUA ameaçam o Brasil com uma taxação de 50% sobre nossos produtos, numa clara tentativa de chantagem política e de ingerência em assuntos internos brasileiros.”
Engenharia pela Democracia – O primeiro lote de insulinas 100% produzidas no Brasil depois de 20 anos foi entregue ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na sexta-feira (11). A produção é fruto de investimento de R$ 142 milhões na aquisição da tecnologia e resultado de um acordo entre a farmacêutica indiana Wockhardt e a empresa brasileira Biomm e o laboratório público Fundação Ezequiel Dias (Funed). O lote com 207.385 mil unidades do medicamento continha 67.317 frascos de insulina regular e 140.068 de insulina NPH.
Jornal da USP – Resiliência. Essa tem sido a principal característica da ciência brasileira nos últimos anos, segundo Hernan Chaimovich, Professor Emérito do Instituto de Química da USP e coautor de um relatório especial da Unesco sobre investimentos em pesquisa e desenvolvimento no mundo, no período 2014-2018. Os números mostram que, mesmo com uma redução drástica dos orçamentos destinados a ciência e tecnologia no Brasil, a produção científica do País continuou crescendo — pelo menos até agora.
Jornal GGN – A presidente do Capes acredita que o motivo das desistências seja o cenário de insegurança tanto para universidades quanto para pesquisadores transmitido pelo governo de Trump, que tem feito constantes ataques e cortado verbas de pesquisas das instituições de ensino. “Há algumas áreas [de pesquisa] que têm sido impedidas nos Estados Unidos, projetos que têm sido cortados”, diz Denise, que ressaltou que as desistências ocorreram antes mesmo da solicitação do visto americano para os pesquisadores.




Um comentário em “Manchetes do dia – 16.7.2025”