Manchetes do dia – 16.6.2025

Vermelho – O governo já publicou um conjunto de medidas, alinhadas com o Congresso, com foco em corrigir distorções no decreto do IOF, construindo isonomia tributária e mantendo o equilíbrio fiscal. Mesmo assim, a determinação da oposição é de derrubar as medidas com o falso discurso de que é preciso cortar gastos – leia-se cortes de programas sociais – para proteger o andar de cima da pirâmide social.

Vermelho – Os resultados do estudo ainda mostram que o Nordeste concentrava a maioria das pessoas sem saber ler e escrever, 55,6% (ou 5,1 milhões), com o Sudeste em seguida, com 22,5% (ou 2,1 milhões de pessoas). Do total de analfabetos, 5,1 milhões possuem 60 anos ou mais. Isso representa 14,9% dos idosos do país. Entre as pessoas com 40 anos ou mais, 9,1% das pessoas eram analfabetas. Já com 25 anos ou mais 6,3% e com 15 anos ou mais 5,3%. Ou seja, com as novas gerações o percentual vem caindo.

Sputnik –  O Brasil contabilizou 156.612 pessoas reconhecidas como refugiadas pelo Comitê Nacional para Refugiados (Conare) na última década até o fim de 2024. As solicitações de refúgio tiveram um aumento de 16,3% em relação a 2023. Em 2024, de 68.159 novas solicitações, 13.632 pessoas foram reconhecidas como refugiadas pelo Conare. A Venezuela concentrou a maior parte dos reconhecimentos (93,1%), seguida por cidadãos do Afeganistão, da Colômbia e da Síria.

Hora do Povo – A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que exige um cessar-fogo imediato, incondicional e permanente na Faixa de Gaza, condenando veementemente o uso da fome como método de guerra e exigindo o fim do bloqueio israelense, que continua a dificultar o envio de ajuda humanitária ao território. Intitulada “Ações ilegais israelenses em Jerusalém Oriental ocupada e no resto do Território Palestino Ocupado”, a medida, apresentada por 23 países além da Palestina, foi aprovada com 149 votos a favor, 12 contra e 19 abstenções.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 16.6.2025

Deixe um comentário