Leituras de domingo – 15.6.2025

Outras Mídias – O setor de ensino superior privado no Brasil passou por um processo enorme de desnacionalização, nas últimas duas décadas, tornando-se um campo de alta atratividade para investidores estrangeiros. Especialmente, fundos de private equity, conglomerados educacionais globais e multinacionais de serviços educacionais o dominaram. A partir da década de 2000, houve desregulamentação e estímulo à entrada de capital privado, inclusive estrangeiro.

Jornal GGN –  As mudanças no uso da terra são um dos principais fatores da perda de biodiversidade em ambientes terrestres, principalmente pela degradação e conversão das áreas de vegetação nativa para usos alternativos, como a agropecuária. Dentre os impactos, destacam-se o aumento das emissões e a redução do sequestro de gases de efeito estufa, além da perda de serviços ecossistêmicos que levam a uma diminuição da resiliência dos ecossistemas diante dos efeitos das mudanças climáticas.

Sputnik –  Nas planícies da Anatólia Oriental, às margens do rio Eufrates, encontra-se o Monte Arslantepe, um sítio arqueológico próximo a Malatya, na Turquia, que se tornou um marco na história da civilização. Reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO, o local revelou as espadas mais antigas conhecidas, datadas de mais de 5.000 anos, oferecendo uma nova perspectiva sobre os primórdios da autoridade, da guerra e da metalurgia. A descoberta foi feita nos anos 1980 pela arqueóloga Marcella Frangipane e sua equipe.

Grabois – Em 30 de abril de 1975, a Guerra do Vietnã chegou ao fim. Os comunistas do Norte derrotaram gloriosamente o exército dos EUA, garantindo a unidade do país. Nos anos 1960, apoiado por China e União Soviética, o pequeno país, quente e chuvoso, com sua extensa costa litorânea, havia despertado nos EUA o medo de que seus adversários ganhassem terreno daquele lado do mapa.

Daqui a pouco no Brasil e o mundo

Pele robótica autocurativa

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Leituras de domingo – 15.6.2025

Deixe um comentário