Leituras de domingo – 1.6.2025

Vermelho –  Uma das principais fontes de fundamentação jurídica do regime de austeridade fiscal. que tantos sacrifícios vem impondo à grande maioria da população, é a chamada Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Apesar de ter sido aprovada no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso (FHC), ela não foi objeto de revogação ou de alguma alteração substantiva desde a posse de Lula em seu primeiro mandato em 2003.

Engenharia pela Democracia – O ser humano assim como todo ser vivo, convive em ambientes específicos com características distintas permitindo o seu relacionamento com adaptações necessárias, configurando a interação ser vivo-ambiente, caracterizando as paisagens naturais de diversos lugares e regiões. Assim ele constrói o seu próprio ambiente, cria seu próprio habitat e dele retira seu sustento, não importando se está frio ou calor, se chova ou faça sol, se há vegetação em abundância ou não: ele continua pesquisando e desenvolvendo… avançando com seu objetivo, agora definido.

Sputnik – Algumas medidas propostas ou adotadas em todo o mundo para enfrentar as mudanças climáticas são impossíveis de implementar ou até mesmo “ridículas”, afirmou o climatologista russo Sergei Gulev. Ele mencionou o caso da Alemanha, onde o Partido Verde defende uma transição completa para a energia solar e eólica, produzindo um desequilíbrio nas medidas adotadas para se atingir este objetivo.

Outras Mídias – Você sabia que treinar um único modelo de Inteligência Artificial Generativa, como o GPT-4 consome água equivalente ao consumo anual de 300 residências? Um recurso vital para o funcionamento da Inteligência Artificial Generativa é a água. Modelos como o Chat GPT pode consumir até 500 ml de água para responder 20 perguntas e para gerar as imagens estilo Studio Ghibli.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário