Manchetes do dia – 16.5.2025

Vermelho –  Entre os anos de 2013 e 2023, 2.124 brasileiros com até 4 anos, 6.480 entre 5 e 14 anos e 90.399 entre 15 e 19 anos foram mortos no País. Os dados fazem parte da edição 2025 do Atlas da Violência, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e pelo Ipea, divulgado nesta semana. Embora a publicação tenha mostrado uma redução no número de homicídios gerais no país nesse período de 11 anos, no caso das faixas mais jovens, o cenário não melhorou. 

Vermelho – A viagem do presidente Lula a Moscou e a Pequim tem grande relevância no cenário mundial de mudanças, de declínio dos Estados Unidos e formação de uma realidade multipolar, na qual o Brasil precisa definir suas alianças estratégicas na região da América Latina e no plano mundial. Essa realidade internacional conturbada, a um só tempo é carregada de riscos e oportunidades. E o Brasil, a exemplo de outros países do Sul Global, acerta ao buscar alianças estratégicas que impulsionem o desenvolvimento soberano.

Construir Resistência – Havia duas maneiras das tais fontes terem constatado o “mal-estar” provocado: Xi Jinping manifestar o desconforto durante o jantar; e Xi Jinping ser confidente de dois ministros que, por seu histórico político, não tem a mínima ideia sobre procedimentos diplomáticos, nem envergadura para conversas a sós com o mandatário chinês. E os gênios da mediocridade dizendo que “não era lugar de Lula falar tal coisa”. É de uma baboseira incrível.

Vermelho – Logo após a confirmação da morte, Lula publicou uma nota nas redes sociais ressaltando a trajetória de Mujica. Para o presidente brasileiro, “sua vida foi um exemplo de que a luta política e a gentileza podem andar juntas. E que a coragem e a força podem vir acompanhadas de humildade e desapego”. No Uruguai, o atual presidente Yamandú Orsi: “Presidente, militante, referência e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 16.5.2025

Deixe um comentário