Manchetes do dia – 3.5.2025

Hora do Povo – Os partidos União Brasil e o Progressistas (PP) anunciaram oficialmente a criação de uma federação partidária. A aliança, formada por partidos fisiológicos, neoliberais e alinhados mais à direita, será chamada de União Progressista. Juntos, os dois partidos intensamente envolvidos com o chamado “orçamento secreto” receberão as maiores fatias de recursos públicos para financiamento de campanhas eleitorais e pagamento de despesas.

Hora do Povo – O lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “careca do INSS”, que era parte do esquema que roubava aposentados e pensionistas, fez uma doação de R$ 1 via PIX para a campanha de Jair Bolsonaro em 2022, quando ele queria usar a ferramenta como propaganda eleitoral. Antonio Carlos Camilo Antunes pagava propina para funcionários federais e recebia uma parte do montante desviado das aposentadorias e pensões.

Vermelho – A frase exibida na faixa, retirada de um hino da atlética de medicina, banido em 2017, causou indignação entre estudantes e nas redes sociais após circular em grupos internos da Faculdade Santa Marcelina, na Zona Leste de São Paulo. O caso ocorreu durante um evento voltado a calouros e foi denunciado à universidade. A instituição afirmou que os 23 alunos envolvidos foram identificados e os dados enviados às autoridades.

Hora do Povo – Neste 1º de Maio, houve comemorações em 270 localidades por todas a França, sendo a maior concentração ocorrida em Paris, com 100 mil participantes, segundo a Confederação Geral do Trabalho (CGT francesa). Para a líder sindical, o desafio do momento é trazer ao centro do debate as preocupações dos trabalhadores e aposentdos com as perdas provocadas pela gestão de Macron: “Estamos mobilizados para colocar os trabalhadores no centro do debate, pois a crise mundial tem sido utilizada para ocultar as questões sociais”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 3.5.2025

Deixe um comentário