Brasil de fato – Dirigentes de oito centrais sindicais se reuniram em Brasília com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para lhe entregar uma carta de reivindicações do movimento sindical brasileiro. Entre os principais pontos, estão o fim da jornada 6×1, em que o trabalhador descansa apenas um dia na semana, e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Embora as pautas estejam sob responsabilidade do Congresso Nacional, os dirigentes cobram um envolvimento maior do governo para sua aprovação.
Vermelho – O 1º de Maio não é um dia de comemoração vazia, mas de luta e resistência. Enquanto os patrões e o capital celebram seus lucros, nós, trabalhadores, lembramos que todas as nossas conquistas vieram da organização e da pressão nas ruas. E hoje, mais do que nunca, precisamos retomar essa força para exigir o que é nosso por direito: trabalho digno, salário justo e um projeto de nação que coloque o povo em primeiro lugar.
Hora do Povo – Os bolsonaristas não perceberam que Donald Trump já está se torrando e em queda na opinião pública americana e insistem em bajulá-lo por aqui. Agora, decidiram usar a seleção para agradar seu guru. Querem adotar as cores de Trump e criar uma segunda camisa da seleção imitando o boné do MAGA. A sigla em inglês que prometeu aos americanos tornar os EUA grande novamente, mas que, pelo andar da carruagem, já se transformou num grande estelionato eleitoral.
Sputnik – A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) travou inúmeras batalhas para resistir ao avanço das tropas de Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial. “Os diários nazistas relatam uma resistência inesperada e fora do comum”, revela Pitillo. Entre elas estão a batalha de Brest, que foi o primeiro confronto diante da invasão nazista do país, e também a batalha de Smolensk, que aconteceu em um teatro em área urbana





Um comentário em “Manchetes do dia – 1.5.2025”