Manchetes do dia – 25.4.2025

Vermelho – O ato político e cultural tem como lema “Por um Brasil mais justo: Solidário, Democrático, Soberano e Sustentável”. Segundo nota conjunta divulgada pelas centrais, o 1º de Maio “é uma data para trabalhadores e trabalhadoras de todo Brasil refletirem e celebrarem as conquistas e debater sobre os novos desafios e as bandeiras de lutas”. O principal ato será realizado em São Paulo, na Praça Campo de Bagatelle, a partir das 9 horas, com entrada gratuita.

Jornal GGN – Luís Nassif: atualmente, há 700 milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza, 778 milhões sem acesso à eletricidade e 2,2 bilhões sem acesso a tecnologias modernas de cozinhar. Os países de alta renda consomem 11 vezes mais petróleo em relação aos de baixa renda. Espera-se, até 2050, um crescimento médio do PIB de 2,7% ao ano, e do PIB per capita de 2% ao ano.

Aepet – Existe uma natureza evolucionária das transições energéticas, onde uma fonte de energia não substitui completamente outra. Aspectos como funcionalidade, acessibilidade e custos explicam a inércia envolvida nestas transições. Em longos períodos, novos combustíveis e forças motrizes, vão sendo disponibilizados para as sociedades e avaliados quanto a esses aspectos.

Economistas pela Democracia – Guilherme Estrella: o polo unipolar, homogêneo, norte-americano e europeu, do capitalismo financeiro internacional está colapsando. Surge um outro polo, que são os Brics, que se contrapõe a esse poder mundial. “E o Brasil é um dos países mais ricos e importantes do mundo, não é? É, mas não é um país industrializado. Nós não temos soberania fornecida pela indústria, para que nos seja possível, com mais tranquilidade, participar dessa reorganização geopolítica mundial”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 25.4.2025

Deixe um comentário