Charosset

Charoset é um prato simbólico e delicioso servido no Seder de Pessach, um importante feriado judaico.
Esta mistura doce representa o pilão usado pelos escravos judeus no antigo Egito e simboliza a liberdade. O Charoset é tradicionalmente feito com frutas finamente picadas ou raladas, como maçãs, peras ou tâmaras, além de nozes ou amêndoas. O vinho doce é usado para unir esses ingredientes, conferindo à mistura um sabor rico, doce e levemente ácido.
Guefilte Fish

Gefilte Fish é um prato tradicional judaico feito de peixe moído finamente picado, geralmente peixe branco, carpa ou uma combinação de diferentes tipos, misturado com cebolas, ovos e farinha de matzá. A mistura resultante é moldada em hambúrgueres ou bolinhas e cozida até ficar firme e macia. Gefilte Fish é tipicamente servido frio com um saboroso caldo de peixe e fatias de cenoura por cima. É comumente servido com raiz-forte, que confere ao prato um toque picante. O Gefilte Fish é uma iguaria adorada, e ocupa um lugar especial nas tradições culinárias das comunidades judaicas asquenazes .
Latkes

Latkes são panquecas de batata crocantes, fritas até dourar, um prato judaico delicioso e adorado. Essas delícias saborosas são uma marca registrada do Hanukkah, que celebra o milagre do azeite na tradição judaica. São feitas combinando batatas raladas, cebolas, ovos e um pouco de farinha ou farinha de matzá, fritando-as na frigideira até que adquiram uma crocância agradável.
Homentasch

Um doce típico da festa de Purim e especialmente feito nesta época é o Homentasch (chapéu de Haman) ou Oznei Haman (orelha de Haman), um biscoito de três pontas e recheado de guloseimas. Uma massa assada com recheios variados.

Um comentário em “Uma refeição ancestral”