Manchetes do dia – 16.4.2025

Fórum – Fraga é gestor da Gávea Investimentos, fundada por ele em 2003, logo depois de ter deixado a presidência do Banco Central. Em 2021, administrava R$ 16 bi em recursos que ficam restritos à ciranda financeira. Em outubro de 2024, por exemplo, defendeu que o modelo do Sistema Único de Saúde (SUS), como foi concebido pela Constituição de 1988, não seria mais adequado para o Brasil. E agora diz que “Brasil vira o jogo” se congelar o salário mínimo por seis anos.

Jornal GGN – Luís Nassif: O Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF),  tomou uma decisão que poderá significar o fim definitivo da legislação trabalhista. Mandou suspender todos os processos trabalhistas sobre pejotização – a substituição do contrato de trabalho por um contrato entre pessoas jurídicas. O próximo passo lógico será o julgamento da legalidade ou não da pejotização.

CTB – Nesta atualização, 155 empregadores foram incluídos no Cadastro. Desses, 18 foram inseridos em razão da comprovação de trabalho análogo à escravidão em atividades domésticas. As atividades com maior número de inclusões nesta edição foram: criação de bovinos (21); cultivo de café (20); trabalho doméstico (18); produção de carvão vegetal (10); e extração de minerais diversos (7). Vale lembrar que, depois que o nome do empregador é incluído no Cadastro, ele permanece publicado por dois anos. Por isso o MTE retirou 120 nomes que já haviam completado esse prazo.

Vermelho – “Isso vai ajudar muito o comércio entre os dois países e tem um grande significado porque nós estamos implementando os acordos entre os dois presidentes feitos na visita do nosso presidente ao Brasil no ano passado”, disse o embaixador chinês no Brasil, Zhu Qingqiao. De acordo com ele, trata-se de uma iniciativa que reforça a estratégia brasileira de desenvolvimento, sobretudo diante do novo contexto global com as chamadas guerras tarifárias.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 16.4.2025

Deixe um comentário