Manchetes do dia – 8.3.2025

Vermelho – Mulheres de todas as regiões do Brasil se mobilizam nesta sábado (8) para ocupar as ruas em defesa de seus direitos, em uma grande manifestação que marca o Dia Internacional das Mulheres. Com o lema Pela vida de todas as mulheres, ‘ainda estamos aqui’; pela redução da jornada de trabalho, sem redução de salários; e pela democracia – sem anistia para os golpistas, os atos do 8 de Março reforçam a necessidade de continuar a luta contra a violência de gênero e por condições dignas de trabalho.

Hora do Povo – Mulheres contra a carestia: Chicoteado pela carestia – a inflação dos alimentos – o povo troca um gênero de primeira necessidade por outro de qualidade inferior, parcela suas compras no cartão de crédito, pagando juros estúpidos, e não consegue, com o mesmo dinheiro, comprar este mês o que se comprou no mês passado, às vezes na semana passada. Sem contar aqueles que, simplesmente, não conseguem comprar o necessário para minimamente se alimentar – e imergem no mundo da subnutrição e mendicância.

Vermelho – As medidas foram divulgadas pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros do governo.  “São ações para garantir que os alimentos cheguem à mesa do trabalhador com um preço mais acessível. O governo está empenhado em conter a alta de preços e melhorar o poder de compra dos brasileiros”, afirmou.

Sputnik – Em coletiva, presidente dos EUA diz que sempre teve uma boa relação com Vladimir Putin e afirma que, se o conflito ucraniano não for resolvido logo, pode resultar na Terceira Guerra Mundial. “Estou achando mais difícil, francamente, lidar com a Ucrânia. Em termos de chegar a um acordo final, pode ser mais fácil chegar a um acordo com a Rússia. O que é surpreendente, porque eles [russos] têm todas as cartas”

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 8.3.2025

Deixe um comentário