Jornal GGN – Luís Nassif: há dois programas potencialmente estruturantes: o da transição energética (sob comando do Ministério da Fazenda) e a Nova Indústria Brasileira (sob o guarda-chuva do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio). A grande ameaça atual é a destruição de institutos de coordenação e planejamento, pela destruição da governança tributária, com a apropriação do orçamento pelo Congresso.
Vermelho – Veículos como The New York Times, The Guardian e El País analisaram os impactos políticos da denúncia, esmiuçaram os delitos cometidos por Bolsonaro e compararam a situação do ex-presidente brasileiro com a de Donald Trump nos EUA. Governos estrangeiros acompanham os desdobramentos do caso, enquanto a extrema direita global se divide entre o silêncio e o apoio a Bolsonaro. O processo contra o ex-presidente pode não apenas redefinir o cenário político brasileiro, mas também servir de referência para investigações contra líderes populistas em outras partes do mundo.
Hora do Povo – A empresa Águas do Rio, que é privatizada, alega que o problema ocorreu devido a um reparo emergencial em uma adutora localizada em Benfica. No entanto, a previsão de calor extremo já era conhecida pelas autoridades, incluindo a própria concessionária, e nenhuma medida eficaz foi tomada para garantir o abastecimento de água neste período crítico. A negligência diante dessa situação é desumana. A cidade atingiu o Nível de Calor 4 (NC4) pela primeira vez.
Sputinik – A ministra das Relações Exteriores da República Democrática do Congo (RDC), Thérèse Wagner, afirmou recentemente que as Forças Armadas ruandesas lançaram uma ofensiva sem precedentes no leste do país, o que representa uma violação da soberania e uma “declaração de guerra”. Tanto a RDC quanto a ONU acusam Ruanda de apoiar os rebeldes da milícia da etnia tutsi Movimento 23 de Março, mas o governo ruandês nega.




Um comentário em “Manchetes do dia – 20.2.2025”