Manchetes do dia – 18.2.2025

Hora do Povo – A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, ironizou os governadores bolsonaristas que fizeram festa com a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos e perguntou: “E aí governadores bolsonaristas? Seu ídolo Trump agora falou em taxar o etanol do Brasil, além do aço e do alumínio. Quando é que vão tirar o bonezinho da América Grande e defender a população dos estados que governam?” Cerca de 40% das exportações de aço do Brasil têm como destino os Estados Unidos. A taxação prejudica as metalúrgicas brasileiras e seus trabalhadores.

Vermelho – Com a decisão, depois do julgamento do mérito em data ainda não prevista, será possível reavaliar casos concretos, como o de Lício Augusto Ribeiro Maciel e Sebastião Curió Rodrigues de Moura, tenentes-coronéis do Exército, por homicídio qualificado e ocultação de cadáver durante a Guerrilha do Araguaia, no começo dos anos 1970. É uma revisão da decisão do Supremo em 2010, que, por sete votos a dois, reconheceu a constitucionalidade da Lei da Anistia, rejeitando pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para anular a anistia a agentes do Estado que praticaram atos de tortura.

Hora do Povo – O número de trabalhadores por conta própria chegou a 26 milhões de pessoas no país, no trimestre encerrado em dezembro de 2024, o que corresponde a uma alta de 2,5% (mais 633 mil pessoas) ante o trimestre imediatamente anterior. Esse contingente de brasileiros representa 25,1% da população ocupada no país, estimada em 103,8 milhões de pessoas. Como resultado das crises econômicas que assolam o país há décadas, esses brasileiros na sua maioria foram empurrados para a informalidade do trabalho, não por escolha, mas pela falta de opções no mercado formal.

Hora do Povo – “Às vezes, pela manhã, procuro nas latas de lixo restos de comida. Na hora do almoço limpo os para-brisas dos carros. Meu sonho é me tornar um jogador de futebol profissional”, foi a frase atribuída a uma criança do Rio de Janeiro, no livro “ABC der Tiere” (ABC dos Animais). Após a reação negativa, a editora revisou o texto. “Olá, meu nome é Marco. Eu moro no Rio de Janeiro e sou brasileiro. Meu assunto preferido é esportes. Eu gosto de jogar futebol com outras crianças. No futuro eu gostaria de ser jogador de futebol ou um arquiteto”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 18.2.2025

Deixe um comentário