Manchetes do dia – 26.1.2025

Hora do Povo –   O ministro do STF suspendeu o decreto de homologação da Terra Indígena (TI) Toldo Imbu, localizada no município de Abelardo. Mendonça se aproveitou da demora na votação em definitivo do Marco Temporal. “Sem prejuízo dos direitos territoriais dos povos indígenas, sabe-se que a medida visa proteger a segurança jurídica, evitando consolidar decisões judiciais que, após eventual definição em sentido diverso pelo Plenário da Corte, se revelem irreversíveis ou de difícil reversão”.

Vermelho – Em 24 de janeiro de 1835, Salvador, então capital da província da Bahia, foi palco de uma das mais significativas manifestações de resistência escrava no Brasil: a Revolta dos Malês. O movimento, liderado por negros muçulmanos africanos escravizados, representou um marco na luta por liberdade e igualdade, apesar da brutal repressão que se seguiu. A Revolta dos Malês deixou marcas profundas na história do Brasil. Foi a última grande insurreição de escravizados em Salvador.

Sputnik – O leste da África é conhecido por uma grande fenda na terra que se estende por cerca de 3.000 km, do norte da Etiópia até o centro de Moçambique, chamada do Grande Vale do Rifte. Em alguns milhões de anos, se espera que a África Oriental se separe do resto do continente ao longo desse vale. Em 2005, uma fissura de cerca de 56,5 km de extensão surgiu no deserto da Etiópia e, a partir daquele momento, só aumentou cerca de 1,5 cm por ano.

Outras Mídias – Embora complementares, há diferenças entre os dois projetos. Bezos mira o mercado de satélites e o extrativismo extraterrestre de minérios. Já o dono da SpaceX, o escapismo: aceitar a ruína do planeta, construindo colônias orbitais ou em Marte. Estamos diante de “um futuro em que o universo é reivindicável, um futuro de céus geridos pela geoengenharia e um futuro em que os bens comuns globais, como a Lua, são repartidos de forma privada”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 26.1.2025

Deixe um comentário