Manchetes do dia – 24.1.2025

Hora do Povo – Na primeira reunião ministerial de 2025, o presidente Lula fez um balanço positivo de tudo o que foi feito até agora por sua equipe de governo. Ele enfatizou a energia que foi necessária para a reconstrução de um país que ele encontrou destruído pelo fascismo. Lula afirmou que foram dois anos em que se preparou e semeou a terra. E que, a partir de agora, inicia-se o período da colheita. Lula quer realizações nos próximos dois anos e a primeira meta de Haddad para esse período é fortalecer o arcabouço fiscal, ou seja, restringir investimentos.

Jornal GGN –  Luís Nassif: a Agência Financeira Alemã  administra a dívida pública da Alemanha de maneira profissional e eficiente. Ao contrário da alemã, a política monetária brasileira padece de duas vulnerabilidades históricas: taxa Selic, reajustada a cada mudança nas projeções de inflação; e. operações compromissadas, pelas quais o Banco Central remunera as sobras de caixa dos bancos.

Vermelho – A iniciativa é estratégica e reforça o compromisso do Brasil com o desenvolvimento sustentável e a liderança global na descarbonização. “O Brasil tornou-se o grande protagonista desse debate planetário sobre o combate às mudanças climáticas. No plano existem medidas práticas iniciadas no primeiro governo do presidente Lula, como a implementação do biocombustível. Deu tão certo que começamos com 3% de biodiesel no diesel e chegamos a 13%. Agora será elevado para 15%”

Construir Resistência – Durante a cerimônia de oração pós-Inauguração na Catedral Nacional em Washington, a Bispa Episcopal Rev. Mariann Edgar Budde apelou ao presidente Donald Trump e ao vice-presidente JD Vance para terem misericórdia com imigrantes sem documentos, começando com o anúncio de futuras campanhas de deportação em massa. O presidente norte-americano Donald Trump recorreu aos seus habituais insultos para responder: tom “desagradável” e não “convincente ou inteligente”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 24.1.2025

Deixe um comentário