Vermelho – Ricardo Lewandowski declarou que “a polícia não pode combater a criminalidade cometendo crimes” e defendeu a padronização do uso da força pelas polícias. A fala ocorreu após mais um episódio de violência envolvendo agentes da PRF e civis no Rio de Janeiro, horas depois da edição de decreto sobre o uso da força policial. a PRF está subordinada, “a polícia não pode combater a criminalidade cometendo crimes. As polícias federais precisam dar o exemplo às demais polícias”.
Hora do Povo – A ministra Maria Elizabeth Rocha afirmou que é “lamentável” a absolvição de militares que assassinaram o músico Evaldo Rosa e o catador de recicláveis, Luciano Macedo, no Rio de Janeiro, em 7 abril 2019. “O que eu posso dizer é que uma família perdeu o pai, o sangue espirrou na blusa do filho e tudo isso, para mim, foi um elemento de convencimento para realmente ser dura na pena. Aqueles militares que atuaram em Guadalupe descumpriram todas as regras de engajamento previstas.”
Jornal GGN– De acordo com a medida do Conselho Nacional de Justiça, as certidões de óbito dos mortos e desaparecidos políticos deverão registrar a responsabilidade do Estado, sendo classificadas como “morte não natural, violenta, causada pelo Estado brasileiro no contexto da perseguição sistemática à população identificada como dissidente política do regime ditatorial instaurado em 1964”. 38 atestados foram retificados e 407 famílias podem contar com a mesma correção.
Sputnik – uma verdadeira reviravolta na Síria, que vive uma guerra civil há quase 14 anos, derrubou o governo de Bashar al-Assad, que precisou sair às pressas do país. Aliada à continuidade dos hostilidades de Israel na Faixa de Gaza, a situação deixa o futuro do Oriente Médio ainda mais incerto em um ano marcado por intensas dificuldades na região e até o risco de uma guerra total entre duas das principais potências da região: Irã e Israel. Já na Europa, o ano foi de intensas reconfigurações nos campos de batalha que consolidaram ainda mais as derrotas sucessivas de Kiev no conflito ucraniano.




Um comentário em “Manchetes do dia – 28.12.2024”