Manchetes do dia – 3.12.2024

Hora do Povo –  Tentar apaziguar um bando de crocodilos, oferecendo carne a eles, não parece um método razoável. Em geral, o efeito desse método somente pode ser o de açular a voracidade dos répteis. Foi mais ou menos o que tentou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o pacote de cortes anunciado na última semana, em relação aos bancos de Wall Street e suas filiais no Brasil.

Vermelho –  A defesa de Bolsonaro trabalha com a tese do “golpe do golpe”, segundo a qual militares de alta patente usariam a trama golpista para derrubar o então presidente e assumir o poder — e não para mantê-lo no cargo. A estratégia para livrar Bolsonaro do enredo golpista tenta implicar os generais Augusto Heleno e Walter Braga Netto como os principais beneficiados por uma eventual ruptura institucional.

O Globo –  Para o sociólogo Santiago Slabodsky “tudo o que ele [Milei] sabe sobre a cultura judaica são estereótipos antissemitas interpretados positivamente”. No Brasil para participar do seminário “Memórias em disputa”, na Casa do Povo, em São Paulo, o autor de “Judaísmo Decolonial”, acusa de antissemita o sionismo professado por líderes evangélicos e de extrema direita, e defende a formação de uma “Palestina Global”, para buscar uma solução justa para o conflito.

Hora do Povo – Trinta e cinco anos atrás, nesta semana, em 2 e 3 de dezembro de 1989, o líder soviético Mikhail Gorbachev se encontrou com o presidente dos EUA, George H. W. Bush, a bordo do navio de cruzeiro Maxim Gorky, perto de Malta, para declarar o fim formal da Guerra Fria. “O mundo está deixando uma época e entrando em outra. Estamos no início de uma longa estrada para uma era duradoura e pacífica”. Eis por que as esperanças solenes nunca se concretizaram.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 3.12.2024

Deixe um comentário