Manchetes do dia – 1.12.2024

Outras Palavras –  Alguns aspectos da vida, que poderiam ser analisados por diversos  saberes, tais como Sociologia, Antropologia, Psicologia, Psicanálise, História etc., passam a ser objetos de estudo, avaliação, diagnóstico e prescrição bioquímica fornecida por um único domínio disciplinar: a medicina apoiada na farmácia.

Hora do Povo –  Essa primeira etapa da Operação Potiguar, segundo a FAB, teve como objetivo “treinar a equipe do Centro de Lançamento, assim como verificar equipamentos e processos envolvidos na atividade”. “O foguete de sondagem da FAB é 100% nacional”, destaca nota da FAB. O foguete VS30 foi lançado com cerca de mil cartas escritas por alunos da rede pública de quatro cidades próximas ao CLBI. Na segunda fase, que está programada para 2025, a FAB vai “qualificar o sistema de recuperação da parte superior do veículo, conhecida como plataforma suborbital de microgravidade (PSM)”.

Vermelho –  O Brasil registrou um aumento na expectativa de vida ao nascer, que chegou a 76,4 anos em 2023. O número representa um crescimento de 0,9 ano em relação a 2022, quando a expectativa de vida era de 75,5 anos. Homens e mulheres obtiveram ganhos expressivos, embora em ritmos diferentes. Para a população masculina, a expectativa de vida aumentou de 72,1 anos em 2022 para 73,1 anos em 2023, enquanto as mulheres passaram de 78,8 anos para 79,7 anos.

Sputnik – Uma seção do genoma humano responsável pela longevidade e pela promoção do “envelhecimento saudável”, que afeta diretamente a ocorrência e a progressão de doenças “senis” do tecido muscular e nervoso, foi identificada por uma equipe científica internacional. A estrutura desse material genético não é determinada por ambos os pais, como no caso do genoma nuclear, mas é transmitida inalterada somente pela mãe.

Daqui a pouco no Brasil e o mundo

Gotas de humor em português – edição de primavera

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 1.12.2024

Deixe um comentário