Vermelho – A União Nacional dos Estudantes (UNE) destacou que a luta pela preservação da Amazônia está diretamente ligada as questões educacionais no país. “Não existe luta pela educação sem a luta pela preservação do planeta e melhores condições de vida para os povos vulneráveis, que são os mais afetados pelo aquecimento global” afirma a presidenta da UNE, Manuella Mirella. Ela lembrou ainda que as universidades foram essenciais durante a pandemia, liderando pesquisas e desenvolvendo tecnologias para enfrentar a crise.
Educa Brasil – A Constituição de 1988 determinava que todo servidor público deveria ser contratado por meio de um regime único, com direito a estabilidade e planos de carreira definidos. Com a mudança, será possível contratar servidores em regime CLT, ou seja, com carteira assinada, sem a garantia de estabilidade no cargo. Vale lembrar que essa decisão do STF só vale para as novas contratações. Os servidores atuais continuam com seus direitos garantidos.
Hora do Povo – “Ousar Viver é um filme sobre o futuro, pois projeta a presença certa dos militantes do sonho, como Maria Pimentel e seus companheiros de todas as épocas, naquela luta final referida na letra de A Internacional: aquela luta em que a Humanidade triunfará contra o obscurantismo”, afirma Marcus Vinicius, responsável pela música do longa-metragem que fala do ‘resgate da abnegação e do desprendimento militante na luta coletiva por uma sociedade mais justa”
Sputnik – A Rússia tem a experiência necessária para isso, disse o físico e presidente do Centro Nacional de Pesquisa do Instituto Kurchatov, Mikhail Kovalchuk. A usina deverá ter um reator nuclear, que será a fonte de energia térmica, de alta confiabilidade, autonomia e segurança natural, com capacidade de produção de 50 quilowatts.




Um comentário em “Manchetes do dia – 17.11.2024”