Jornal GGN – Luis Nassif: A Secretaria do Tesouro Nacional usou um truque engenhoso para apontar prejuízos das estatais. Retirou da conta todas as estatais que vendem serviços ao público. E deixou apenas aqueles que fornecem serviços ao Estado. Tirou os bancos, por serem instituições financeiras, e a Petrobras, por ter governança. Teria sido mais honesto dizer que tirou todas as que dão lucros e deixou apenas as que prestam serviços.
CTB – O referido artigo trata da notificação de entidades sindicais em casos de conflitos parciais de representação e estabelece que, uma vez notificadas, essas entidades têm apenas 90 dias para atualizar seus estatutos sociais e adequar suas representações territoriais. Caso não cumpram esse prazo, seus registros sindicais serão suspensos, afetando diretamente a capacidade de atuação das entidades. Mais de 70 grandes sindicatos já foram atingidos por esse dispositivo.
Engenharia pela Democracia – Como as elites e o fascismo exacerbam sua dominação e os meios para enfrentar este desafio civilizatório? Miguel Manso explica: falsas versões dos fatos, disseminadas pelas elites dominantes, são empregadas para criar inimigos fictícios e fomentar o medo, desviando a atenção da população dos verdadeiros problemas estruturais e perpetuando a dominação econômica e social e agravando ambos. A técnica não é nova, mas foi amplificada com a proliferação das redes sociais e da comunicação instantânea pela utilização dos recursos neuro científicos e de inteligência artificial.
Vermelho – Segundo o professor Augusto Leal Rinaldi, cientista político e especialista em BRICS, o encontro deste ano é de suma importância por marcar a entrada oficial de novos membros ao bloco: Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Etiópia. Para ele, essa expansão pode modificar significativamente o perfil do BRICS, incluindo potências regionais com interesses econômicos e estratégicos próprios, particularmente no Oriente Médio e na África.




Um comentário em “Manchetes do dia – 23.10.2024”