Manchetes do dia – 29.9.2024

Vermelho – A pauta da mobilidade urbana tem ganhado importância a cada eleição. Antes pautado somente por políticos de esquerda e restrito a grandes cidades, o tema ganhou amplitude em 2024. Iniciativa que prevê passagens de transporte público gratuitas já atende 136 cidades e 675 programas de governo de candidatos às Prefeituras tratam o tema nesta eleição.

Hora do Povo – O candidato afirmou que vai acabar com o desconto previdenciário dos servidores inativos da capital paulista, que foi aprovado na Câmara Municipal durante a gestão de João Doria (PSDB) e teve sua alíquota ampliada durante a gestão do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB). Em 2021, a Reforma da Previdência enviada por Nunes à Câmara estipulou que os descontos de previdência dos servidores inativos fossem de 14% a 22%, dependendo do valor do salário de cada servidor, começando por quem ganha o mínimo de um salário-mínimo. Na gestão de João Doria – que criou esse desconto em folha de pagamento – apenas quem ganhava acima de R$ 6.433 contribuía.

Sputnik – A recente aprovação pelo Senado Federal de nova lei que regulamenta as atividades espaciais no Brasil não oculta a persistente queda no orçamento da Agência Espacial Brasileira (AEB). O Projeto de Lei 1.006/2022 busca atrair a iniciativa privada para revitalizar esse setor estratégico para o Brasil. Apesar dos avanços regulatórios, estudo realizado pelo Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência) aponta que o atual orçamento da AEB é o menor em 20 anos.

Jornal GGN – “O próximo presidente dos Estados Unidos deve redirecionar a política da Ásia para fortalecer a dissuasão enquanto impulsiona a integração econômica regional. Na ausência de tal mudança, os Estados Unidos correm o risco de minar sua própria liderança e interesses”, pontua Evan G. Greenberg, vice-presidente executivo do Comitê Nacional de Relações EUA-China e presidente da seguradora Chubb Limited.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 29.9.2024

Deixe um comentário