Manchetes do dia – 21.9.2024

Hora do Povo – A campanha de Boulos destacou o crescimento sustentável do candidato, apontando um aumento de 3 pontos percentuais na pesquisa espontânea, passando de 20% para 23%, e 1 ponto na pesquisa estimulada, chegando a 27%. “Seguimos crescendo de forma sustentável”, declarou a equipe. Além disso, a avaliação ressaltou que 81% dos eleitores de Boulos estão convictos de seu voto, um avanço em relação aos 74% registrados na semana anterior, indicando que o eleitorado do PSOL é o mais decidido até o momento. Marçal também permaneceu estável em termos de intenção de voto, mas, teve sua rejeição ampliada.

Outras Palavras – Uma crença semelhante parece cercar hoje a maior parte das análises sobre o crescimento de correntes políticas que ameaçam a democracia. Elas resultariam de uma espécie de “onda de ultradireita” que, assim como emergiu, algum dia retornará às profundezas – guardando pouca relação, portanto, com as escolhas políticas adotadas pelos governos dos países acometidos.

Hora do Povo – Há 80 anos, em 16 de setembro de 1944, ocorria o “Batismo de Fogo” da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. Era o início das batalhas contra as tropas nazistas. O governo Getúlio se somou na grande frente mundial antifascista, comandada por Stálin, Roosevelt e Churchill, e os brasileiros da FEB deram provas de coragem e destreza nos campos de batalha na Itália. “Os homens e as mulheres da FEB tinham um compromisso em ajudar. Se a Itália é hoje um país livre e democrático, tem a contribuição de brasileiros.”

Jornal GGN – Fontes de segurança libanesas afirmam que os bombardeios foram os mais intensos desde o início da guerra de Israel contra a região de Gaza no mês de outubro, quando os israelenses e o Hezbollah começaram a trocar tiros na região de fronteira. O exército de Israel afirma que sua força aérea atingiu cerca de 100 lançadores de foguetes e outras infraestruturas, mas não deixou claro se houve vítimas. “A sequência de nossas ações militares continuará”, disse o ministro da defesa israelense Yoav Gallant, que ressaltou que o Hezbollah “pagaria um preço cada vez maior”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 21.9.2024

Deixe um comentário