Manchetes do dia – 12.9.2024

Jornal GGN – O projeto de lei que começará a ser discutido na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, quer anistiar os golpistas que foram presos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. E deputados aliados de Jair Bolsonaro já negociam usar a proposta como condição para apoiarem um nome de interesse do governo na Presidência da Câmara em 2025.

Hora do Povo – “Eu não vou deixar, e vocês precisam, como jornalistas, ter essa responsabilidade, esse cara chegar na prefeitura. ele pode ter sentado nessa cadeira, mas cadeira da prefeitura, para ele levar essa turma do crime para lá, não”, disse o atual prefeito, que busca a reeleição. Marçal foi acusado de participar de uma quadrilha de fraudes bancárias e costuma dizer que apenas consertava computadores para o grupo. O processo, porém, desmonta essa versão. Menciona que ele indicava vítimas ao bando, sabia da fraude e foi solto após delatar supostos comparsas à Polícia Federal.

Vermelho – O Ministério Público Federal entrou com uma ação civil pública contra 37 ex-agentes da ditadura militar, incluindo o delegado Sérgio Paranhos Fleury, por seu envolvimento no assassinato de Carlos Marighella. O ex-deputado federal e líder da resistência armada à ditadura foi morto em uma emboscada em 4 de novembro de 1969, em São Paulo, em uma operação organizada pelo Dops. A ação busca a responsabilização civil dos envolvidos, mesmo daqueles já falecidos, com reparações que incluam a perda de aposentadorias e o pagamento de compensações por danos morais coletivos.

Hora do Povo – Em meio ao avanço russo no Donbass rumo a Pokrovsk, fiasco da provocação ucraniana em Kursk, danos ao sistema elétrico de seu país às vésperas do inverno, notícias de deserção em massa e da bancarrota que aflige o país, além do fascismo e corrupção de cada dia, o regime Zelensky desencadeou na semana passada, subitamente, uma reformulação da qual sequer escapou uma das faces mais notórias da guerra por procuração da Otan contra a Rússia na Ucrânia, o boquirroto chanceler Dmitry Kuleba, e ainda atingiu mais da metade do ministério.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 12.9.2024

Deixe um comentário