Vermelho – Trata-se agora, com base nas realizações e conquistas dos últimos anos, de retomar prefeituras e cadeiras no legislativo municipal, reeleger prefeitos, vereadores, que, em conjunto, resultem numa etapa de recomposição real da força do campo democrático e popular a partir do alicerce, isto é, dos munícipios.
CTB – O Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro, é um momento essencial para refletir sobre a importância e os desafios enfrentados por uma das maiores reservas naturais do planeta. De acordo com o MapBiomas, a Amazônia cobre aproximadamente 62% do solo brasileiro, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins, e partes do Maranhão e Mato Grosso.
Outras Palavras – Atualmente, estamos presenciando uma guinada – tanto alardeada quanto tardia – de discursos oficiais, políticas e financiamento para o enfrentamento das mudanças climáticas, frente à escalada de eventos ambientais extremos vividos pelas populações. No entanto, tais ações seguem ainda balizadas pela crematística, e à revelia das evidências ecológicas.
Espaço Literário Marcel Proust – Acreditamos que o núcleo da grande novela pode se encerrar em umas poucas palavras de Sancho Pança, aflito ao final da mesma, junto ao leito no qual agoniza quem tem sido durante tanto tempo e com tantos infortúnios, o Senhor do seu desespero, D. Quijote: “não se mova vossa mercê, meu senhor, pare de chamar a morte e tome meu conselho, e viva muitos anos porque a maior loucura que pode fazer um homem nesta vida é deixar-se morrer, sem mais nem mais, nas mãos da melancolia.”





Um comentário em “Manchetes do dia – 8.9.2024”