Manchetes do dia – 27.8.2024

Vermelho – De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil em São Paulo, na última atualização de sábado (24), 36 cidades eram monitoradas em alerta máximo para queimadas, sendo que 24 tinham focos ativos de incêndio. Com o avanço de uma frente fria que trouxe frio e chuvas ao estado neste domingo, a expectativa é de que os focos de incêndio caiam pela metade.

Construir Resistência – O governo federal acionou a Polícia Federal (PF) para investigar a possível origem criminosa das queimadas que se espalharam pelo estado de São Paulo nesta semana. Marina Silva disse que o governo trabalha com a suspeita de uma ação criminosa similar ao “dia do fogo”, numa referência ao 10 de agosto de 2019, quando uma ação orquestrada de criminosos ateou fogo em mais de 470 propriedades rurais. “Há uma forte suspeita de que está acontecendo de novo”, afirmou.

Hora do Povo – “Lucro do pré-sal está sendo distribuído para 63% dos acionistas privados, sendo 47% na Bolsa de Nova Iorque”. “Isso é um absurdo completo. A Petrobrás é uma empresa estatal, e uma empresa estatal visa o bem comum, tem que ter uma visão estratégica para o país. E está se comportando como uma empresa privada comum”. Dados da AEPET que refletem a disparidade entre investimentos e pagamento de dividendos mostram que nem mesmo as petrolíferas privadas distribuem tanto aos acionistas.

Hora do Povo – O papa alertou que a atitude do regime de Kiev “infringe a liberdade de culto”. A arbitrariedade contra o culto ortodoxo foi promulgada no sábado. “Não toque nas igrejas”, admoestou o papa durante as orações no Vaticano. “Quando penso na lei recentemente adotada na Ucrânia, tenho receio pela liberdade dos que rezam”. Apesar do banimento, e da proibição de manifestações dos fiéis à Igreja atacada por Zelensky, uma multidão desfilou pelas ruas de diversas cidades da Ucrânia em protesto contra a medida autoritária.

Daqui a pouco no Brasil e o mundo

Neoliberalismo e desigualdade

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 27.8.2024

Deixe um comentário