Manchetes do dia – 29.7.2024

Outras palavras – Em 8 de abril de 2024, com o processo de privatização em marcha acelerada, a Arsesp, por meio da Deliberação nº 1.514, autorizou a Sabesp reajustar as tarifas em 6,4469%, a partir de 10 de maio. No período dos doze meses anteriores a inflação foi de 4,4964%, medida pelo IPCA, isto é, o reajuste anual foi praticamente 2% acima da inflação, apesar da empresa ter obtido um lucro recorde superior a 3,5 bilhões de reais.

Hora do Povo – Privatizada em 1997, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso,  a Vale do Rio Doce, hoje chamada apenas de Vale, deixou para trás seu passado ilibado de responsabilidade social e ambiental, para figurar nas páginas policiais de jornais pelo “mundo afora”, por sua participação na criminosa tragédia em Mariana (considerado o maior impacto ambiental já registrado na história deste país) e Brumadinho (o maior impacto social já registrado no Brasil ), ambos municípios de Minas Gerais.

Vermelho – A orientação mirava a urna eletrônica. “O argumento na anulação de votos não teria esse alcance todo. Entendo que argumento de anulação de votos não seja uma boa linha de ataque às urnas. Na realidade, a urna já se encontra em total descrédito perante a população. Deve-se enaltecer essa questão já consolidada subjetivamente (…) A prova da vulnerabilidade já foi feita em 2018, antes das eleições. Resta somente trazê-la novamente e constantemente”, diz o um trecho do documento.

Hora do Povo – “Os Estados Unidos são há muito tempo, sem dúvida, um império de mentiras”, destacou o coronel Zhang Xiaogang, porta-voz do Ministério de Defesa da China, acrescentando que a Otan é uma “máquina semeadora de guerra e caos” por provocar confrontos entre blocos e criar divisões em todo o mundo. Nos últimos anos a organização “estendeu o seu alcance sinistro à região Ásia-Pacífico, tendo a China como antagonista imaginário”, provocando confrontos entre blocos e criando divisão.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Manchetes do dia – 29.7.2024

Deixe um comentário