Hora do Povo – A Equatorial Energia, para a qual está sendo entregue a maior companhia saneamento do Brasil, a Sabesp, empresa com baixa experiência no setor de saneamento, pagou quase R$ 1 bilhão para adquirir a Caesa, estatal de água e esgoto do Amapá, e assinou o contrato de 35 anos de concessão. Embora só tenha iniciado as operações em julho de 2022 por meio da Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA), a empresa já atuava em “operação assistida” quando houve um aumento de cerca de 50% na conta de água.
Vermelho – O general Mauro Lourena Cid, pai do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, usou a estrutura da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos para negociar joias recebidas como presentes pelo ex-presidente. De acordo com órgão, o militar utilizou indevidamente a estrutura da Agência “para negociações e presentes de Estado”.
Vermelho – “A gente pode identificar que as cidades ainda são territórios hostis à nossa presença, pela falta de acessibilidade arquitetônica, urbanística, que tanto prejudica quem tem mobilidade reduzida, pela falta de acessibilidade na comunicação, na informação. Ainda há muitas lacunas para o efetivo exercício dos direitos para as pessoas com deficiência, todas as deficiências. Pessoas com deficiência visual e auditiva, por exemplo, requerem recursos de acessibilidade que não estão em todas as políticas públicas”, acrescentou Anna Paula.
Sputnik – É estarrecedor que continuem punindo coletivamente o povo palestino. Já são dezenas de milhares de mortos em seguidos ataques desde o ano passado, muitos deles em zonas humanitárias delimitadas que deveriam ser protegidas”, escreveu o presidente do Brasil. O bombardeio aconteceu em uma zona designada como humanitária. Segundo a Reuters, o ataque teve como alvo o chefe militar do Hamas, Mohammed Deif. O cessar-fogo e a paz na região precisam ser prioridades na agenda internacional.




Um comentário em “Manchetes do dia – 16.7.2024”