Manchetes do dia – 15.7.2024

Hora do Povo – “É o segundo resultado negativo seguido da indústria, acumulando perda de 1,7% nesse período. Fatores macroeconômicos vêm impactando na produção industrial. Apesar da melhora do mercado de trabalho, com redução da taxa de desemprego, e do aumento do rendimento médio dos trabalhadores, os juros continuam em um patamar elevado. Isso leva a um encarecimento do crédito, atingindo diretamente a cadeia produtiva pelo lado da oferta, e afeta a renda disponível das famílias, retraindo o consumo. A inflação também influenciou”, explica Bernardo Almeida, analista da PIM Regional.

Hora do Povo – Houve taxas positivas em cinco das oito atividades: Tecidos, vestuário e calçados (2,0%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,7%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,2%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (0,2%). Por outro lado, ficaram no vermelho “aqueles mercados que dependem mais das condições de crédito e juros foram os que pior se saíram”.

Vermelho – “Isso está ficando cada vez mais complexo. A falta de políticas públicas está saltando aos olhos, e a população em situação de rua vem sendo oprimida. A Guarda Municipal está cada vez mais truculenta com a população de rua. Isso só mostra o descaso que está havendo com essa população”, disse Robson César Correia de Mendonça, do Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo.

Hora do Povo – As primeiras informações sobre o comício de Donald Trump na Pensilvânia dão conta de que um tiroteio teria interrompido o discurso do republicano e atingido a orelha direita do candidato. As imagens mostram que, primeiro ele interrompe seu discurso, depois põe a mão na orelha e se abaixa com seguranças atrás de um púlpito. Logo em seguida ele reaparece, novamente com os seguranças, e com o que aparenta ser sangue na orelha e no rosto.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 15.7.2024

Deixe um comentário