Manchetes do dia – 25.6.2024

Hora do Povo - A atividade industrial brasileira recuou em maio, com registros de queda desde emprego e produção, à utilização da capacidade instalada das indústrias. A constatação é da pesquisa Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Usando como referência um índice que varia de 0 a 100 pontos, a evolução da produção industrial caiu de 51,2 em abril para 47,4 pontos em maio. A linha divisória dos 50 pontos separa queda (abaixo de 50) do crescimento (acima dos 50 pontos).

Jornal GGN – Augusto Rocha: Não pode gastar, mas temos infraestrutura deficitária. O Estado não pode investir, mas a iniciativa privada também não investe pelo alto juro, que reduz a atratividade dos investimentos. Os investimentos públicos são para o longo prazo, mas não podem ser feitos. Os juros são altos, porque há riscos fiscais. Questões sistêmicas colocadas de maneira parcial levam a compreensões superficiais, conclusões precipitadas e gestão equivocada.

Hora do Povo - O ex-fuzileiro naval, comandante Robinson Farinazzo, consultor militar, articulista e autor de livros sobre geopolítica e tecnologia aeronáutica, afirmou, no último dia 18 de junho, em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, que o Brasil precisa investir em sua indústria de defesa. Ela “não é como uma padaria”. “Ela não existe para dar lucro, ela existe para atender a soberania de um país”, enfatizou em audiência pública na Câmara.

Vermelho - Um ataque israelense em Rafah, no sul de Gaza, a uma unidade da Cruz Vermelha, deixou 25 mortos e 50 feridos. Segundo a entidade humanitária, a ofensiva causou “um afluxo massivo de vítimas” ao hospital de campanha, nas proximidades, enquanto centenas de deslocados cercavam as instalações. “Atirar tão perigosamente perto de estruturas humanitárias, cuja localização é conhecida pelas partes em conflito e que estão claramente marcadas com o emblema da Cruz Vermelha, põe em perigo a vida de civis e funcionários ”, criticou o CICV.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 25.6.2024

Deixe um comentário