Hora do Povo - Segundo a entidade, esse foi o terceiro aumento consecutivo do indicador. O resultado também vem acima do pico registrado em maio do ano passado (78,3%). Conforme a sondagem ainda, 20,8% dos consumidores chegaram em maio com mais da metade dos rendimentos comprometidos com dívidas. Em maio, também “houve continuação do aumento do percentual de pessoas que se consideram ‘muito endividadas’, 17,8%, o maior percentual desde outubro do ano passado”, destacou a Confederação Nacional do Comércio.
CTB – Adilson Araujo: os cardeais do santificado “mercado” aproveitaram a deixa da ministra indicada pelo MDB para dar curso a uma nova ofensiva contra a magra renda dos aposentados e dos mais pobres contemplados pela rede de seguridade social. Proclamam a necessidade de um ajuste fiscal, assinalando que este não pode ser feito com aumento da receita, que poderia vir por exemplo da desoneração ou da elevação dos impostos sobre os mais ricos (taxação das grandes fortunas, das remessas de lucros, dos dividendos). Exigem cortes nos gastos sociais.
Hora do Povo - Após os apagões quase diários em São Paulo e o escandaloso descaso da empresa italiana Enel, que é concessionária de energia elétrica na região, cresceu no Brasil a campanha para que o governo não renove as concessões que estão vencendo no país. Especialistas alertam que o problema não é isolado, mas fruto de um sistema que, a partir das privatizações, privilegia os lucros em detrimento da qualidade dos serviços e de investimentos em manutenção e controle. O governo, no entanto, caminha em outra direção. O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, acaba de anunciar regras “mais duras” nas renovações dos contratos das distribuidoras de energia elétrica.
Vermelho - No momento em que os brasileiros ainda acompanham, quase que incrédulos, as consequências causadas pelos temporais de abril e maio no Rio Grande do Sul, o Brasil recebeu a visita do arquiteto e paisagista chinês Kongjian Yu, criador do conceito cidade-esponja, que se utiliza da própria natureza para melhor resistir à ocorrência crescente de tempestades.



