Manchetes do dia – 28.5.2024

Hora do Povo - O número de pedidos de recuperações judiciais por empresas chegou a 184 solicitações, segundo a série histórica do Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian. Por falência, o número de pedidos chegou a 90 no mês. Só no mês de abril, a Justiça decretou 69 falências. As micro e pequenas empresas lideram tanto no número de requisições de recuperação judicial (144) como as de pedidos de falência (53) por serem as mais vulneráveis aos efeitos negativos da política monetária contracionista do Banco Central (BC).

Hora do Povo - A CNI defendeu, no Dia da Indústria (25 de maio), a consolidação no Brasil de uma política industrial, que possa levar o país para um círculo virtuoso de desenvolvimento sustentável. “Ficamos décadas sem uma política industrial estruturada. Não se pode pensar em indústria sem planejamento”, disse o presidente da CNI, Ricardo Alban. “Estamos voltando a ter um Ministério de Indústria e a discutir uma política industrial. Nossa política é o desenvolvimento econômico e social. A indústria está na mesa. Cabe a nós fazermos dela o melhor prato possível”.

Jornal GGN - O Laboratório de Mecânica da Fratura e Fadiga (LAMEFF) da Universidade Federal do Ceará (UFC) criou tecnologia mais barata e renovável para extrair hidrogênio verde, considerado uma fonte energética alternativa aos combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, que provocam aquecimento global. O físico Santino Loruan criou uma membrana de quitosana para uso em eletrolizadores que separam na água (H2O) as moléculas de hidrogênio do oxigênio. O hidrogênio vira gás combustível e pode ser usado como fonte de energia.

Globo - A Odebrecht, juntamente com a petroquímica afiliada Braskem SA, declarou-se culpada de acusações de suborno nos Estados Unidos em dezembro. As autoridades americanas acusaram a Odebrecht de pagar cerca de US$ 788 milhões em subornos para obter contratos lucrativos a funcionários de 12 países, principalmente na América Latina. As acusações contra a Odebrecht são resultados de uma investigação de quase três anos no Brasil sobre corrupção na estatal Petrobras, que levou a dúzias de detenções e agitação política brasileira.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 28.5.2024

Deixe um comentário