Aepet - Mesmo quando apresenta desempenho satisfatório, a economia brasileira mantém sua dinâmica concentrada em setores primários. Mas o senso comum é que a indústria e os combustíveis fósseis são os vilões do aquecimento global aqui também e que o petróleo em breve será substituído por energias ditas alternativas, no contexto da transição energética. O petróleo ainda responde por 70% da matriz energética mundial, enquanto o Brasil está muito bem posicionado em relação às energias renováveis e pode até exportar tecnologia.
JMFG - Primeiramente, é essencial ampliar e modernizar a infraestrutura de drenagem urbana. A expansão de canais, a limpeza regular de drenagens existentes e a instalação de sistemas avançados de detenção e retenção de águas pluviais são passos fundamentais. Essas ações não só aumentam a capacidade de manejo das águas urbanas, mas também reduzem significativamente o risco de inundações devastadoras.
Engenharia pela Democracia - O Rio Grande do Sul e o povo gaúcho são vítimas do maior desastre climático já ocorrido em sua história, que reflete o descaso continuado em relação aos alertas da ciência sobre a vulnerabilidade da infraestrutura existente para enfrentar a crises climáticas e ambientais que estamos atravessando, com eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes.
Hora do Povo - A Palestina está qualificada para a adesão com membro pleno da ONU e recomendou ao Conselho de Segurança que seja favorável a essa inclusão, e também estabeleceu “direitos e privilégios em pé de igualdade com os Estados-membros”. O embaixador permanente da Palestina na ONU, Riyad Mansour, falou de um dia em que a Palestina “toma o seu lugar de direito entre as nações livres”. O Brasil votou a favor.




Um comentário em “Manchetes do dia – 12.5.2024”