Manchetes do dia – 5.4.2024

Vermelho – Política industrial, por definição, é micro proteções para alavancar segmentos estratégicos da matriz produtiva nacional. O resultado depende das prioridades elencadas e dos instrumentos selecionados para sua implementação. E, desta maneira, devem ser seletivas e orientadas para suprir lacunas e aproveitar oportunidades que venham a surgir na complexa matriz produtiva.

Hora do Povo –  “Nós nunca tivemos o número exato de possíveis beneficiários. Por isso, todo cálculo, para mim, era um chutômetro. Um chutômetro do que seria uma base concreta de quem poderia ser beneficiado”, falou o ministro. A revisão da vida toda foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que referendou a reforma previdenciária de 1999. Foi definido pela Corte que não entra no cálculo para aposentadoria as contribuições anteriores a 1994, o que prejudica os aposentados que tiveram suas maiores contribuições nesse período.

CTB - De acordo com levantamento do Observatório de Segurança do Trabalho, do MPT, um ser humano morre a cada 3 horas vítima de acidente de trabalho no Brasil. Do total de acidentes computados, mais de 28 mil resultaram em óbitos. Estima-se que mais de R$ 150 milhões foram gastos com afastamentos de funcionários por conta dos acidentes. Estado mais populoso e também mais rico do Brasil, São Paulo lidera nos indicadores de acidentes de trabalho e mortes. O capitalismo é fonte de inúmeras tragédias para a classe trabalhadora e a humanidade.

Sputnik – “Hoje temos de pensar urgentemente mais uma vez no futuro da aliança. Passamos de um mundo pós-guerra para um mundo pré-guerra”, disse ele. Shapps listou medidas para proteger a democracia e a aliança, incluindo redobrar esforços para apoiar a Ucrânia, aumentar os gastos com defesa dos membros da OTAN e fortalecer o setor de defesa euroatlântico. A situação em que alguns aliados são incapazes de gastar 2% do produto interno bruto (PIB) na defesa não pode continuar porque a OTAN “não pode se dar ao luxo de jogar à roleta russa com o nosso futuro”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 5.4.2024

Deixe um comentário