Entidades e juristas denunciam golpistas e lançam manifesto em defesa da democracia

Hora do Povo – “O Brasil escolheu a democracia”. Parlamentares, juristas e lideranças de diversos movimentos populares, organizações sociais e partidos políticos lançaram o manifesto na Câmara dos Deputados. O texto e todo o movimento construído em torno do documento, lido pelo advogado Cesar Brito, ex-presidente nacional da OAB, expressa a reação contra aqueles “que comandaram, organizaram e financiaram os atentados e a barbárie em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023.”
População em situação de rua aumenta 17 vezes em São Paulo

Construir Resistência - Entre dezembro de 2012 e dezembro de 2023, o número de pessoas que vivem nas ruas da capital São Paulo aumentou 16,8 vezes, passando de 3.842 para 64.818. Apesar do aumento, a prefeitura perdeu, no ano passado, cerca de R$ 7 milhões em repasses do governo federal por deixar de atualizar devidamente a base de dados.
O crescimento da parcela que vive nas ruas de municípios do estado foi ainda mais significativo quando comparados os dois períodos. Em 2012, eram 5.257 pessoas, número que saltou para 106.857 em 2023.
O destino de Assange e o fim do jornalismo

Outras Palavras – A perseguição a Julian, que já dura quase 15 anos e que teve um pesado impacto na sua saúde física e psicológica, é feita em nome da extradição para os EUA, onde seria julgado por alegadamente violar 17 acusações da Lei de Espionagem de 1917, com uma pena que pode chegar a 170 anos. O “crime” de Julian é ter publicado documentos confidenciais, mensagens internas, relatórios e vídeos do governo dos EUA e dos militares dos EUA em 2010, que foram fornecidos pela denunciante do exército dos EUA, Chelsea Manning.
Ministra israelense afirma estar “orgulhosa das ruínas de Gaza”

Vermelho – O governo da coalizão de extrema-direita liderado pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, parece ter naturalizado os crimes de guerra que perpetua na Faixa de Gaza em meio à sua sobrevivência política no país. Na mesma semana em que uma ministra disse estar “orgulhosa” da destruição no enclave, no entanto, uma advogada do alto escalão das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) emitiu um alerta aos comandantes militares contra diversas ações ilegais realizadas por tropas israelenses.

Um comentário em “Manchetes do dia – 23.2.2024”