Cálculos prévios para o PIB de 2023 apontam cautela

Jornal GGN – Os prognósticos para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro revelam que o primeiro ano do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostra uma trajetória de recuperação econômica, mas a possibilidade de desaceleração não está descartada. Um exemplo disso é a prévia do PIB calculada pelo Banco Central, o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), que cresceu 0,82% no mês de dezembro, o que representa a expansão mais forte dos últimos oito meses e a terceira taxa mensal mais alta do ano, abaixo do visto em abril (1,3%) e fevereiro (3,07%).
Polícia do RS detém homem negro vítima de facada enquanto confraterniza com agressor

Hora do Povo - Após um desentendimento entre a vítima da agressão e policiais que chegaram ao local da ocorrência, o motoboy foi algemado e levado para a delegacia no camburão, enquanto o suspeito, depois de muita insistência da população que acompanhava a situação, foi levado e seguiu no banco de trás de outro veículo. Testemunhas gravaram a abordagem, que ocorreu no bairro Rio Branco, na região central da Capital. As imagens mostram o momento em que o homem negro, um motoboy, está ferido, é algemado e levado para a viatura pelos PMs.
Economia de Israel encolheu quase 20% desde o início da guerra com Hamas

Sputinik – O Produto Interno Bruto (PIB) de Israel encolheu 19,4% no índice anualizado e com ajuste sazonal relativo aos três últimos meses de 2023, de acordo com números preliminares divulgados nesta segunda-feira (19) pelo governo israelense. Os número coincidem com o período dos atentados iniciados em 7 de outubro do ano passado e a ofensiva militar israelense no território palestino vizinho. Ainda assim, o PIB do país cresceu 2% em 2023, como previa o banco central israelense. A estimativa de crescimento do Banco de Israel para 2024 é a mesma, de 2%. Já o Ministério das Finanças do governo de Benjamin Netanyahu prevê 1,6%.
Milei conquista superavit à base de inflação e pobreza recordes

Vermelho – Em meio ao crescimento recorde da pobreza e da inflação, o governo ultraliberal do presidente argentino Javier Milei (La Libertad Avanza) comemora, desde a última sexta (16), o anúncio do primeiro superávit primário da economia dos últimos 12 anos, resultado do plano motosserra do líder da extrema-direita. O mês de janeiro terminou com um balanço positivo para as finanças do setor público com um superávit de cerca de US$589 milhões de dólares (R$ 2,93 bilhões), produto do corte nos orçamentos, por exemplo, dos programas sociais (-59,6%), aposentadorias e pensões (-32,5%), funcionalismo público (-18%) e universidades (-16,5%).

Um comentário em “Manchetes do dia – 21.2.2024”