Manchetes do dia – 19.1.2024

Com Bolsonaro, renda da elite dobra e desigualdade avança

Vermelho - O estudo mostra que a renda dessa elite praticamente dobrou de 2017 a 2022. O crescimento médio, no período, foi de 96%. É quase três vezes o avanço registrado na renda dos 95% mais pobres, que saltou apenas 33%, em média. Como a inflação acumulada nesses anos foi de 31%, é como se a imensa maioria da população não tivesse ganho real nenhum – o que levou ao aumento da desigualdade. “Ao que tudo indica, o nível de concentração de renda no topo bateu um novo recorde histórico, depois de uma década de relativa estabilidade”, declarou Gobetti.

Investimento público e indústria fazem PIB da China ultrapassar previsão e crescer 5,2% em 2023

Hora do Povo - China “estabeleceu fundamentos sólidos” e “a tendência geral de crescimento a longo prazo” do país “não mudará”, afirma o primeiro-ministro Li Qiang. A produção industrial chinesa cresceu 4,6% no acumulado de 12 meses, sendo que a indústria de transformação aumentou 5% e a fabricação de equipamentos 6,8%. “A economia chinesa está fazendo progresso constante e continuará a proporcionar um forte impulso à economia mundial”.

Sem gás russo barato, locomotiva alemã engasga e economia encolhe 0,3% em 2023

Hora do Povo – “O desenvolvimento econômico geral fraquejou na Alemanha em 2023, num ambiente que continua a ser marcado por múltiplas crises”, disse num comunicado a presidente do Destatis, Ruth Brand. Segundo a CNN, o resultado “aumenta o risco de uma contração econômica na zona do euro como um todo” – apesar da previsão da Comissão Europeia em torno de + 0,6%, o que é praticamente estagnação e bem abaixo da média global de 3%.

.

Em Davos, super-ricos pedem para pagar mais impostos

Deutsche Welle – Um grupo de mais de 250 bilionários e milionários divulgou uma carta nesta quarta-feira (17/01) exigindo que uma política de elite global, reunida nesta semana do Fórum Econômico Mundial de Davos, aumente os impostos sobre suas fortunas, a fim de combater as desigualdades e possibilitar melhorias nos serviços públicos de trânsito em todo o mundo. “Estamos surpresos que vocês fracassaram em responder a uma simples pergunta que estivemos fazendo durante três anos: quando vocês vão taxar a riqueza extrema?”

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Manchetes do dia – 19.1.2024

Deixe um comentário